Dúvidas

Dúvidas

Neste espaço você poderá tirar suas dúvidas e ainda conferir algumas dicas.
Clique nas perguntas para visualizar as respostas.


1 – Pretendo convidar muitas pessoas para minha cerimônia religiosa mas não poderei convidar todos para a festa. Posso oferecer uma recepção apenas para algumas pessoas e me despedir dos outros na igreja?

Esta é uma questão extremamente delicada, pois aqueles de quem vocês se despedirem na igreja acabarão sabendo que houve uma festa e que eles não foram convidados.

Melhor seria, ao invés de convidar todos para a cerimônia e apenas alguns para uma grande festa, oferecer uma festa mais simples para todos.

Se não quiserem abrir mão da grande festa, escolham uma igreja menor e convidem para a cerimônia apenas os que seriam escolhidos para participar da festa. Desta forma a igreja não ficará vazia e a recepção não irá ultrapassar o orçamento disponível.

O mais comum, mas que não deixa de ser deselegante, é não mencionar a festa no convite e anexar convitinhos individuais apenas aos convites dos que irão participar da festa. Neste caso, o convite traz apenas as informações sobre a cerimônia religiosa e o convitinho informa sobre a festa e solicita confirmação de presença.

2 – Quantos casais de padrinhos podemos convidar para a cerimônia religiosa?

O ideal seria dois casais de cada lado, mas sabemos que quando há muitas pessoas queridas fica difícil fazer esta escolha. Sendo assim, é permitido até três casais para cada nubente, dependendo do tamanho do altar, pois além deles ainda haverá os pais. Mais do que isso resultará em um altar superlotado e algum padrinho pode acabar ficando escondido atrás do arranjo de flores.

3 – O preto é proibido para madrinhas?

Proibido não é, mas recomenda-se não usar por ser uma cor muito “pesada” para casamentos. Como a cor preta por muito tempo foi e em alguns lugares ainda é associada ao luto, não é apropriada para uma ocasião festiva como o casamento.

Caso alguma madrinha não abra mão de usar um vestido preto, este deverá conter bordados ou aplicações em cores.

4 – Iremos nos casar na cidade onde noivo reside, mas todos os meus convidados moram em outra cidade. Como devo proceder para acomodá-los?

Você poderá fazer uma lista dos hotéis ou pousadas disponíveis na cidade e verificar os preços das diárias de cada um para facilitar a escolha de seus convidados e se possível, ofereça-se para fazer as reservas no local que eles preferirem. As despesas ficam por conta de cada um, afinal são muitas pessoas e não é justo que os noivos tenham que pagar tudo.

5 – Não teremos cerimônia religiosa, apenas civil. Gostaria de saber mais detalhes sobre: Posso chamar quantas pessoas? Como comunico os padrinhos? Faço convite?

Tudo vai depender de onde será realizado o seu casamento civil. Se vocês decidiram realizar o casamento no cartório e este não comportar uma grande quantidade de pessoas, só deverão ser convidados os pais, irmãos e padrinhos. Após o casamento, vocês poderão oferecer um almoço ou jantar para todos que comparecerem.

Caso decidam realizar o civil em um salão de festas, poderão convidar quantas pessoas o orçamento de vocês permitir.

6 – O que é casamento religioso com efeito civil?

O casamento religioso com efeito civil é realizado na igreja/templo e quem preside o ato não é o juiz de casamentos e sim a autoridade religiosa (padre ou pastor). Será lavrada uma ata assinada pelo celebrante, pelos noivos e testemunhas, devendo a firma do celebrante ser reconhecida por Tabelião. Após a cerimônia, os noivos receberão um termo de casamento que deverá ser levado ao Cartório num prazo máximo de 90 dias, para que se registre o casamento, caso contrário, ele não ficará regularizado.

Quanto aos documentos, deverão ser levados ao cartório com antecedência de no máximo 90 dias antes da data do casamento. Todos os outros procedimentos são idênticos ao casamento civil em cartório.

7 – Onde e quando devemos receber os cumprimentos?

Vocês escolhem:

• Na saída da igreja: Costuma ser mais rápido do que durante a festa, pois ali não há muito espaço e como há uma fila, os convidados não podem passar muito tempo conversando com os noivos. Se não houver festa em seguida, os pais dos noivos também deverão se posicionar ao lado dos noivos para receber os cumprimentos. Se houver festa, ao final da cerimônia, eles deverão se dirigir ao salão para recepcionar os convidados e lá receber os cumprimentos.

• Na entrada do salão: Para fazer desta forma os noivos devem ser os primeiros a chegar no local da festa e se posicionar ao lado de seus pais para recepcionar os convidados e receber os cumprimentos. O inconveniente é que não haverá tempo para tirar fotos, já que terão que ir direto da igreja para o salão. Também não haverá a expectativa da chegada dos noivos.

• Durante a festa: Os noivos poderão passar de mesa em mesa durante a festa para conversar com os convidados e receber os cumprimentos. Funciona bem para festas pequenas e evita filas, mas se tiverem mais de 250 convidados ficará um pouco cansativo e vocês quase não terão tempo para aproveitar a festa.

8 – Vamos dar uma festa após a cerimônia, mas gostaríamos de fazer o convite apenas na igreja, evitando assim aquelas pessoas que só comparecem por causa da festa, como devemos proceder? É incorreto?

Não é incorreto, mas dessa forma vocês não terão a menor idéia de quantas pessoas comparecerão e conseqüentemente, da quantidade de comida e bebida que deverá ser servida na festa. Seria melhor convidar apenas as pessoas que vocês realmente estimam, mencionar a festa no convite e pedir confirmação de presença.

9 – Em que momento devo retirar as luvas?

Você pode retirá-las assim que chegar ao altar e entregá-las, juntamente com o seu buquê, para uma das madrinhas segurar. Outra opção seria retirá-las apenas na hora da troca das alianças e apoiá-las no genuflexório. Se quiser poderá calçá-las novamente após os cumprimentos ou permanecer sem elas para exibir a sua aliança!

11 – O salão de festas deve ter a mesma cor de decoração da igreja?

Não necessariamente. Muitas vezes a noiva é obrigada a dividir a decoração da igreja com outras noivas que se casarão no mesmo dia e as flores e cores escolhidas não são as que mais a agradam. Neste caso, decore o salão com as suas preferidas.

12 – Na hora de entregar os convites aos convidados como devo falar?

Diga o motivo da visita: “Viemos convidá-los para o nosso casamento?. A partir daí, a conversa fluirá normalmente.

13 – Vamos nos casar apenas no civil, no próprio cartório. Que roupa devo usar e qual a cor?

Depende. Depende do seu gosto, da sua idade, do seu tipo físico, da estação do ano, se haverá ou não recepção em seguida, etc.

Não há como recomendar esta ou aquela roupa sem saber de todos estes detalhes. Algumas pessoas ficam bem de tailleur, outras não. Algumas têm o sonho de se casar de branco e terão apenas esta oportunidade para usar o tão sonhado vestido de noiva.

Para não errar, o melhor a fazer é evitar uma produção exagerada ou o excesso de simplicidade, como se casar usando calça jeans.

Se quiser usar um vestido branco, escolha um modelo discreto, como um vestido de festa. Evite tecidos que armam, babados, bordados em pedrarias, brilhos, luvas, etc. Casamento em cartório não combina com véu e grinalda. Deixe os cabelos soltos ou faça um penteado bonito, mas sem exageros.

Outras opções são o tailleur, um conjunto de saia e blusa ou um vestido da cor e modelo de sua preferência.

14 – O casamento civil será no cartório e só os nossos pais e padrinhos comparecerão, mas gostaríamos de oferecer um bolo depois para os nossos parentes e amigos. Como deve ser o convite e o que escrever?

Neste caso o convite deve ser menor do que os tradicionalmente usados para a cerimônia religiosa seguida de festa. Como será uma comemoração informal, o texto também dispensa formalidades.

15 – Gostaria de enviar convites especiais para os padrinhos, mas não sei como eles devem ser. Gostaria de algo legal, pois são todos muito queridos.

Antigamente não havia diferenciação entre os impressos entregues para convidados e para os padrinhos. O que mudava era o fato de haver um convite verbal aos padrinhos com certa antecedência e, assim que os convites impressos ficavam prontos, os padrinhos eram os primeiros a recebê-los.

Hoje em dia já existem empresas especializadas em fazer convites diferenciados em pequenas tiragens para que os padrinhos do casal recebam algo especial. Sendo assim, você poderá convidá-los verbalmente com antecedência de seis a quatro meses e entregar os impressos um ou dois meses antes da data.

Você pode optar por um convite com texto personalizado ou o mesmo impresso que será utilizado para convidar os demais em uma embalagem diferenciada.

16 – Ainda existe a tradição de jogar arroz nos noivos?

Seria bom se informar na igreja se é permitido ou não. Algumas proíbem por causa da sujeira ou porque pode até machucar os noivos se o arroz entrar nos olhos ou causar escorregões. Hoje em dia, muitos preferem substituir o arroz comum por pétalas de rosas, bolinhas de sabão ou por um “arroz” importado em formato de coração.

17 – Como posso conseguir convites de casamento baratos? Fazer convites em casa é uma boa opção?

A melhor forma de economizar com os convites de casamento é pesquisar bastante e optar pelos modelos mais simples sem os enfeites que geralmente encarecem o preço final como laços, envelopes forrados, caixinhas especiais, lacres de cera, etc.

Se for necessário, aproveitem para encomendar todos os demais impressos no mesmo local (mapas, menus, cartões de agradecimento, cartões do casal) e pedir um desconto no valor total do pacote ou tentar conseguir que alguns deles sejam oferecidos como brinde.

Imprimir os convites de casamento em casa não representa economia porque, além de todo o trabalho, o gasto com tinta e papel acabará sendo equivalente ou até maior do que o que vocês teriam ao encomendar os convites em uma empresa especializada. Além disso, caso notem algum erro de ortografia ou diagramação depois que todos estiverem impressos, refazê-los significará mais trabalho e mais custos.

18 – Quero fazer uma recepção simples sem muitos gastos, mas não tenho idéia de custos para um casamento. Ficarei muito grata no que puderem me orientar, inclusive quanto a valores.

Por mais simples que seja uma recepção, o valor final vai depender da soma de todas as suas escolhas. Além disso, é preciso levar em consideração o local onde será realizado o casamento (os valores de produtos e serviços variam bastante de um estado para o outro) e o número de pessoas que serão convidadas para a cerimônia e para a festa.

Outros fatores que influenciam bastante são: horário da cerimônia e da festa, dia da semana, se o civil será realizado juntamente com o religioso, se haverá cerimônia na igreja e recepção no salão ou tudo será feito no mesmo local, qual será o cardápio, tipos de bebida, entre diversos outros.

Não podemos sequer estimar um valor para uma recepção simples sem saber de todos estes detalhes. Por isso, a melhor forma de planejar os gastos é definir tudo o que será necessário para o casamento que vocês têm em mente e orçar todos os itens separadamente com base nestas informações.

19 – A noiva pode escolher a cor dos vestidos das madrinhas para padronizar o altar?

Não é uma boa idéia, pois a cor escolhida nem sempre ficará bonita em todas as madrinhas. Além disso, um altar onde todas estão vestidas com cores iguais ficará parecendo uma apresentação do coral.

Defina apenas as tonalidades: tons claros ou tons escuros e deixe que cada uma decida a cor que lhe cai bem.

O mesmo vale para modelos iguais. Se cada uma tem um tipo físico diferente, como seria possível padronizar os vestidos sem que algumas se sentissem completamente desconfortáveis? Defina apenas o comprimento do vestido: curto, longuete ou longo e deixe que cada uma escolha o modelo mais apropriado.

20 – Ouvi dizer que ao invés de servir jantar poderia haver uma mesa de frios e um coquetel com salgadinhos, torradas, etc. Gostaria de saber se ficaria feio fazer dessa forma, já que nosso casamento será à noite. O local da cerimônia seria diferente do local da festa. É chato fazer com que as pessoas se desloquem para outro local para servir apenas um coquetel?

1º – Ao invés de marcar o casamento para as 19 ou 20 horas, horário em que o mais indicado é servir um jantar, marquem a cerimônia para as 18 horas. Este horário é o mais apropriado para um coquetel que, em geral, dura aproximadamente duas horas. Depois disso, quem não estiver satisfeito poderá sair para jantar fora.

2º – Cerimônia e recepção podem não acontecer no mesmo local, mas o ideal é que os dois locais não sejam muito distantes. Procurem um salão próximo e com tamanho adequado para comportar confortavelmente o número de pessoas que serão convidadas.

3º – Mencionem no convite “Após a cerimônia haverá um coquetel no salão …” É uma forma de deixar os convidados saberem que haverá uma recepção, mas que não será um jantar.

4º – Da mesma forma que vocês precisarão de funcionários para servir os salgadinhos, também precisarão para repor a mesa de frios. Talvez, se vocês aumentarem a quantidade e a variedade de salgados que irão circular servidos por garçons, não seja necessário ter essa mesa de frios. Dessa forma, além da apresentação ficar mais bonita, vocês evitam aquele aglomerado de pessoas em volta do local onde fica a comida.